A importância dos Oceanos

A água é uma substância essencial para a existência e a sustentação da vida no planeta Terra. O oceano, com quase todo o volume da água do planeta, cobre quase três quartos da superfície da Terra.
Isso faz dele um componente fundamental no ciclo hidrológico. O processo pelo qual a água é continuamente transferida do oceano para as nuvens, para os continentes e de volta para o oceano. A água é a substância com o maior calor específico entre as comumente encontradas no ambiente terrestre.
A única substância natural com calor específico superior ao da água é a amônia líquida. O grande volume e a alta capacidade térmica da água fazem do oceano o regulador do sistema climático, reduzindo as diferenças de temperatura e criando um ambiente propício para a vida em quase toda a superfície da Terra. A água faz também com que, no oceano, as respostas a alterações nos forçantes do clima sejam bem mais lentas do que na atmosfera. Dessa forma, o oceano age como um atenuador da velocidade com que o clima em geral é afectado por essas mudanças.
A importância do Oceano para a saúde e bem-estar humanos, assim como para o desenvolvimento sustentável que desejamos, é hoje inquestionável. 
Os vários “Oceanos” estão totalmente interligados entre sí num Oceano único, altamente dinâmico, que ocupa cerca de 70 % da superfície terrestre, fornece cerca de 50 % do oxigénio usado na respiração dos seres vivos, regula o clima e o ciclo do carbono, alberga uma enorme biodiversidade de ecossistemas e respectivos serviços, incluindo espécies com enorme potencial biotecnológico, é fonte de alimento, recursos vivos, minerais e energéticos, e tem sido, desde a Antiguidade, um elemento primordial de ligação entre os vários povos e continentes.
Mar azul

A IMPORTÂNCIA DOS OCEANOS

Importância ecológica, econômica, política e sociocultural
  • Biodiversidade (estima-se 236 mil espécies, mas este número pode chegar a milhões)
  • Produção de Oxigênio (cerca de 55% do oxigênio do planeta)
  • Sequestro de Carbono – Bloqueio para o aquecimento global
  • Ciclo da Água – Clima – Recursos Minerais (Magnésio, Bromo, Cloreto de Sódio…)
  • Alimento (mais de 3 bilhões de pessoas dependem dos oceanos como fonte primária de alimentação
  • Medicamentos
  • Transporte
  • Recreação
  • Empregos (direta ou – indiretamente a pesca – emprega mais de 200 – milhões de pessoas – Segurança Nacional Com vista a reverter este estado de degradação, proteger a vida marinha e garantir um uso sustentável dos recursos marinhos, sabendo que a solução de um problema global exige soluções a nível global com o compromisso das várias nações, e não pode ser conseguida por nenhum. Estado por si só, e tendo em conta o papel essencial da Ciência e do Conhecimento para a concretização destes objectivos, sob proposta da Comissão Oceanográfica Intergovernamental (IOC/UNESCO), as Nações Unidas aprovaram a criação de uma Década das Nações Unidas das Ciências do Oceano para o Desenvolvimento Sustentável (2021- 2030), alinhada com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, em particular o ODS-14, relativo à Protecção da Vida Marinha: conservar e usar de forma sustentável os recursos marinhos para o Desenvolvimento Sustentável.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *