Desafios do Ensino a Distância

Os estudantes do ensino a distância podem encontrar muitas vantagens nesse modelo de ensino mas, também podem deparar-se com alguns desafios. Por isso, na hora de escolher um curso na modalidade EaD, é importante ponderar todos os prós e contras, a fim de tomar a melhor decisão para a sua formação.

Quem sabe escolher a melhor modalidade de ensino para a sua rotina, o seu bolso e o seu aprendizado, conta com uma vida acadêmica optimizada e se torna um profissional qualificado e requisitado no mercado de trabalho.

Além das diversas vantagens, o ensino a distância também apresenta alguns desafios, por isso, é importante entender quais são as dificuldades dessa modalidade de ensino online, a fim de fazer a escolha certa.

1. Distrações

A dispersão de atenção é um inimigo comum de quem opta por estudar de forma online. Afinal, ao estudar sozinho em casa, é muito mais fácil se render às distrações, como Tc, redes sociais, entre outros.
Por isso, o estudante das aulas online deve contar com método de estudo e se preparar para manter o foco e a concentração, o que pode não ser uma tarefa fácil.
Entretanto, vale ressaltarmos que esse desafio também apresenta uma grande oportunidade. Isso porque, a fim de superar essa adversidade, o aluno desenvolve uma série de competências fundamentais para um bom desempenho profissional.
Ou seja, ao final do curso, o profissional formado na modalidade EaD costuma ser muito mais disciplinado, organizado, focado, entre outras características valorizadas pelo mercado de trabalho.

2. Menos contato presencial com professores e colegas

Outro obstáculo que deve ser superado pelo aluno do ensino online é o pouco contacto presencial com professores e colegas. Sem a experiência da sala de aula, existe uma interação menor entre toda a turma, e isso pode diminuir oportunidades de networking ou a experiência de um aprendizado colaborativo.


Porém, existem formas de suavizar essa dificuldade. Logo, é importante buscar uma instituição de ensino que invista em meios e recursos para proporcionar uma maior interação entre professores e alunos no ensino a distância. A EXPLICADOR INC tem várias soluções que ajudam a colmatar esse ponto, criando networking entre alunos e professores em grupos da turma entre outras formas de contacto entre a turma e o professor.

Algumas maneiras de incentivar o networking e proporcionar o aprendizado colaborativo nas aulas de cursos EaD são: criação de fóruns, aulas ao vivo, propostas de trabalhos em grupo, tutores sempre disponíveis, entre outras.

3. Acesso à internet e dispositivos eletrônicos

Diferentemente do que alguns podem pensar, não é necessário contar com equipamentos altamente tecnológicos para acompanhar as aulas em EaD, entretanto, é imprescindível o acesso à internet e a dispositivos eletrônicos, como um notebook, smartphone ou tablet. Esse material é importante e são principais meios para acompanhar as aulas online.

Diante disso, você já pode compreender quais são os principais desafios do ensino a distância/online.

Share :

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *