Covid-19: Home Office como alternativa para continuidade do negócio – gestão da equipa da Explicador Inc

O mundo foi surpreendido com a proliferação do vírus da covid-19 (coronavírus) que atacou de morte as nações, paralisando economias e cadeias produtivas e derrubando o sistema de saúde. Diante da pandemia gerada pelo novo coronavírus, a Explicador Inc viu-se obrigada a aderir ao sistema de Home Office, visando garantir a continuidade das atividades e a preservação da saúde de seus colaboradores com o isolamento social.

A utilização desse modo de trabalho, que ainda era visto com certa desconfiança por diferentes Empresas Moçambicanas, para nós deu uma grande oportunidade para uma mudança histórica real e reinventou o conceito de escritório. E não só a nossa Empresa, mas muitos de nossos clientes e empresas de todos os tipos, dentro e fora de Moçambique estão pensando actualmente no futuro do trabalho.

Portanto, hoje mais do que nunca, é necessário programar, ter respostas para os assuntos emergentes e aplicar a estratégia traçada. Atualmente, com a maioria dos colaboradores da Explicador Inc trabalhando em sistema home office, o cenário é outro. A nossa empresa está aprendendo com o evento do COVID-19 e muito provavelmente não voltará mais para o modelo de trabalho presencial.
Afinal de contas estar presente mudou de contexto, não é mais estar fisicamente presente, é estar focado nos serviços, reuniões, atendimentos, e ser altamente produtivo independentemente de onde esteja. Com o Home Office aprendemos um novo caminho para garantir a Continuidade de Negócios, aprendemos que somos dependentes de pessoas e se um evento não oferecer risco a estas pessoas e fazendo o bom proveito das tecnologias de informação e comunicação, a nossa continuidade será muito mais tranquila e estaremos mais seguros.

Hoje, para nós não é mais necessário ter um espaço físico imenso para alocar os nossos colaboradores. Com a nova situação, nós conseguimos reduzir consideravelmente os nossos custos fixos, e assim proporcionamos mais segurança, conforto e a oportunidade de estar com seus familiares em casa. Portanto, Home Office é mais que uma alternativa de trabalho ou benefício, para nós é uma continuidade operacional.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *