Bom, as extremidades dos nossos dedos estão cheias de poros. Quando um dedo toca em algo, o suor desses poros deposita-se na superfície, formando uma imagem especular do padrão dos sulcos da pele, chamada impressão digital. Não existem dois indivíduos com as mesmas impressões digitais mesmo que sejam gêmeos. Este facto torna a comparação de impressões digitais um dos métodos mais poderosos para a identificação de suspeitos de crime.
Mas vejamos a seguinte história: no ano de 1993, nos Estados Unidos de América, uma menina foi raptada de sua casa e levada em um carro, onde, ela conseguiu escapar do seu raptor mais tarde. Dias depois, através da descrição detalhada dada pela criança, as autoridades consiguiram prender o suspeito e aprender o carro. Ao organizar o processo de acusação contra o homem, os polícias verificaram a inexistência de evidências cruciais, isto é, não encontraram as impressões digitais da criança. Felizmente, foram encontradas fibras provenientes da roupa da criança. Então, surge a seguinte questão: Por que a polícia não conseguiu encontrar as impressões digitais da criança dentro do carro?
É assim, cerca de 99% do resíduo depositado nas impressões digitais é constituído por água e os restantes 1% contém óleos e ácidos gordos, ésteres, aminoácidos e sais. As amostras de impressões digitais de adultos contém óleos de elevada massa molecular com cadeias carbónicas longas interligadas com grupos éster mas as amostras de impressões digitais de uma criança contém principalmente cadeias mais curtas e não são cadeias carbónicas esterificadas, que lhes confere a capacidade de serem muito voláteis.
Em geral, as impressões digitais dos adultos duram pelo menos alguns dias e as de criança muitas vezes desaparecem ao fim de 24H. Por esta razão, em casos criminais que envolvam crianças, as investigações no local de crime devem ser realizadas imediatamente.
Os métodos mais utilizados para revelar as impressões digitais são:
Método do pó fino: consiste em espalhar pó fino de negro de fumo (forma amiga de carbono) sobre a superfície não porosa. O pó adere ao suor, tornando visível a imagem da impressão digital.
Método do iodo: quando aquecido o iodo, ele sublima e os seus vapores reagem com as ligações duplas carbono-carbono presentes nos óleos e gorduras, dando a impressão digital com uma cor amarelo-acastanhada.
Método de ninidrina: este método baseia-se em uma reacção entre a ninidrina e os aminoácidos na presença de uma base, para produzir um composto que se torna púrpura quando aquecido.
Artigos recentes
- Você já está velho demais para aprender inglês?
- Contributo da Internet para a construção de redes educativas
- 7 dicas para guardar os estudos na memória
- Baixar Edital 2023 da UEM, UP, UniSave, UniPúnguè, UniLicungo e UniRovuma
- A importância dos Oceanos
- Impressões digitais – O que são impressões digitais?
- A Educação em Tempos de Pandemia
- Teoria Atómica
- Razões pelas quais sua empresa ou negócio precisa de um Website
- Importância da língua inglesa no mercado actual
Visualizações da postagem:
275