O Poder do Conhecimento

No quotidiano o conhecimento apresenta-se com uma vertente principal dividida em duas partes, porque já diz a célebre frase que “CONHECIMENTO É PODER, INVISTA NISSO”. Assim sendo a vertente principal do conhecimento é investimento, para poder ter conhecimento é preciso investir, investir o seu tempo ou investir dinheiro para adquirir conhecimento.

Ter conhecimento é uma arma muito potente que pode fazer-te trilhar caminhos triunfantes.

Uma das maiores verdades que existe é que é muito mais difícil compreender aquilo que não conhecemos, e para entender o funcionamento do mundo que nos rodeia e o comportamento das pessoas que fazem esse mundo funcionar é necessário nada mais que conhecimento.Ter uma profissão ou um diploma não nos dá automaticamente sabedoria, é muito mais complexo que isso, para ter a tão aclamada cultura é preciso pelo menos ter contato com o maior número de informações sobre os mais variados temas. Logicamente ter uma formação complementa muito bem nosso repertório e aumenta nossa percepção do mundo e isso é muito importante.

Scientia potentia est (ou “scientia est potentia” ou também “scientia potestas est”) é uma expressão em latim que significa conhecimento é poder. É muitas vezes atribuída a Francis Bacon, apesar de não ser conhecida nenhuma ocorrência precisa dessa frase nos escritos em latim ou em inglês de Bacon. No entanto, a expressão “ipsa scientia potestas est” (“conhecimento em si é poder”) aparece nas suas Meditationes Sacre (1597). A exata frase “scientia potentia est” foi escrita pela primeira vez na versão de 1668 da obra Leviatã de Thomas Hobbes, que foi secretário de Bacon quando era novo.
Um provérbio, praticamente com a mesma constituição, é encontrado em hebreu, no Livro dos Provérbios (24,5): גֶּבֶר-חָכָם בַּעוֹז; וְאִישׁ-דַּעַת, מְאַמֶּץ-כֹּחַ, traduzível como O homem sábio é forte, e o homem de conhecimento consolida a força.
A frase implica que, com a aquisição de conhecimento e da educação, o nosso potencial e habilidades na vida aumentarão. Ter e partilhar conhecimento é também reconhecido como base para aumentar a reputação de alguém e de influenciar os outros, portanto, ter poder. A frase pode também ser usada na justificação do compartilhamento de informação, dentro da perspectiva de que, uma pessoa, ao obter conhecimento, garante a sua realização pessoal, isso para dizer que pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.

Click aqui para baixar a App

Com a eclosão da pandemia (COVID-19), o mundo pode perceber ainda mais o poder do conhecimento e criar ou aprofundar ainda mais a busca do conhecimento, pós foi nesse época que se viu a necessidade de dar andamento ao mundo com novas formas e formatos de aprendizado, houve necessidade de aprender com o novo normal, foram criadas plataformas para aprender de forma ONLINE, de onde a pessoa estiver pode conectar-se a uma rede e aprender, o que antes era denominado ENSINO A DISTÂNCIA (EAD), tem-se tornado algo muito mais normal nos últimos tempos. Exemplo disso a EXPLICADOR INC criou várias soluções e aplicativos que ajudam na busca de conhecimento ou formação em diversas áreas. Isso para dar a entender que há uma busca incansável pela busca do conhecimento por parte do Homem, esse facto em si só já demostra o quão é poderoso o conhecimento.

E você? De que forma busca o conhecimento?

Lembre-se sempre, CONHECIMENTO É PODER, INVISTA NISSO.

Share :

Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *