Técnicas de estudo

O nosso cérebro não se desenvolve inicialmente para um indivíduo ler livros durante horas afim de memorizar informações complexas contidas em livros. Portanto a base para saber e aplicar técnicas de estudo é basicamente saber como o cérebro funciona, afim de memorizar adequadamente a informações importantes.
A memória
Para ilustrar o funcionamento da memória apresentamos o modelo a seguir:
O modelo apresentado na Figura 2, foi formulado pelo Atkinson e shiffrin (1968), e apesar de ter sido desenvolvido a mais de 50 décadas ainda constitui um bom modelo para ilustrar como uma informação é assimilada pelo nosso cérebro.
Figura 1- O cérebro humano
Através desse modelo podemos perceber que, assim como em canais de rádio ou de televisão, a memória pode ser dividida em estações, nomeadamente: a memória sensorial, a memória de trabalho e memória de longo prazo.
Figura 2- Modelo da memória
De acordo com Conselho (2012), muitas queixas que ocorrem frequentemente como: “ Acabam de me apresentar alguém e passado um minuto já me esquecí do nome! “. Na verdade o queixoso não se esqueceu dele: ele nunca chegou, foi a memorizar o seu nome! Portanto, o que é memorizar?
Tudo aquilo que os nossos sentidos captam entra primeiro na memória sensorial. Seja aquilo que se cheira, se vê, se sente, se ouve ou se saboreia, tudo entra primeiro nesta parte da memória.
E só depois de prestares atenção à informação que ela dá entrada na memória de trabalho.
Na tua memória de trabalho vais compreender e assimilar a informação (matéria) e relacioná-la como coisas já do teu conhecimento.
Se entenderes a matéria, a possibilidade da informação ser reestruturada e retida pela tua memória de longo prazo é grande. Não só memorizas a matéria como o fazes de tal maneira que durante o exame a consegues reencontrar, portanto nesse processo de repetição de reestruturação da memória de trabalho e da compreensão o indivíduo está na verdade a memorizar a informação.
Como estudar?
Conforme podes ver para poupar o seu tempo e suas energias é mais aconselhável adaptar o armazenamento de uma informação de tal maneira que a sua memória possa o fazer com facilidade.
E como é que isso se consegue?
Isso se consegue reestruturando a informação em tópicos e subtópicos, ou seja, em etapas diferentes. Portanto, vamos considerar que desejas memorizar uma determinada matéria de um livro.
O primeiro passo a se fazer seria verificar quais são as linhas gerais do respectivo tópico, lendo os trechos que envolvem a matéria de forma superficial. E assim que se observa as linhas gerais o estudante deve ser capaz de separar a matéria em tópicos e subtópicos.
Ao separar a matéria, podes desenvolver uma estrutura de tal modo que possas estudar com profundidade cada elemento dessa estrutura e assim será mais fácil de memorizar.
O poder da repetição
Para que encontres a matéria mais tarde na sua memória é necessário uma única coisa: repetir.
Isso pode ser feito de maneiras diferentes de tal modo que não fiques com o pressentimento de já ter lido um trecho e assim não possas repetir de forma atenta.
Então podes simplesmente repetir o processo da memorização recordando do que foi lido e compreendendo o que foi recordado e ao compreender executar um mini-teste para sí mesmo desenvolvendo o raciocínio do livro sem precisar lê-lo.

1 Comment

Pérola
Reply

Obrigada, ajudou muito 👏🏼👏🏼👏🏼

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